segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nueva Cadiz/VEN


O Nueva Cadiz Fútbol club foi uma equipe de futebol fundada em 1993 com base na cidade de Cumaná, Estado de Sucre. Era conhecida também como a primogênita devido ao carater antigo da cidade.


A equipe nasce em 1993 e desde esse momento é dirigida por Cesar Farias, a equipe começou disputando partidas na categoria Sub-17. Em 1996 ingressa o meio-campo Juan Arango no Nueva Cadiz. No ano seguinte se sagram campeões do Sub-20, conseguindo subir a segunda divisão venezuelana onde conseguem o título em 97/98, subindo a primeira divisão.


Em 98/99 ficam em nono lugar entre 12 participantes que disputam o apertura. Em 1999 antes de começar o Clausura a diretoria do Nueva Cadiz decide mudar a equipe de Cumaná para Maracaibo, mudando o nome para Zulianos Fútbol Club.




A primeira sede foi Maracaibo. Mesmo mudando de cidade e nome o técnico continuou sendo Cesar Farias. Em 00/01 a equipe cai para a segunda divisão ao ficar em último lugar. Em 01/02 foi campeão novamente e conseguem subir outra vez. Mas devido a um convênio do Zulianos com o Unión Atlético Maracaibo na temporada 02/03 a equipe cedeu seu posto a esta equipe e continuou na segunda divisão, neste momento a sede da equipe é transferida para Lagunillas e disputa o último campeonato. Na temporada 03/04 reaparece novamente o Nueva Cadiz com sede em Cumaná, disputa uma temporada e é extinto.

O Unión Atlético Maracaibo surgiu em 16 de janeiro de 2001, após alguns homens, liderados por Giancarlo Di Martino, decidirem fundar um clube de futebol na cidade homônima. Carente de um time, após a extinção do Atlético Zulia, antiga agremiação do local, o grupo formou um novo clube.

Fã do Barcelona da Espanha, Alfredo Dominguez, um dos fundadores do Maracaibo, decidiu adotar as cores vermelho e azul, ficando responsável por criar o uniforme da equipe. Assim foi feito: camisa com listras verticais intercaladas nestas colorações, semelhante ao do time catalão.
Logo em sua estréia em competições profissionais, o Maracaibo conseguiu ascender à divisão de elite, mas não por mérito. Após terminar na terceira colocação na classificação geral, o clube ganhou a vaga do Zulianos F.C., que foi campeão da divisão, mas não tinha interesse de participar do primeiro escalão.

O clube estreou na primeira divisão em 2002 e, em apenas um ano, se firmou como um dos melhores times do país. Em 2003, o time se sagrou vice-campeão venezuelano, depois de derrotar o Deportivo Táchira e erguer seu primeiro título, o do Torneio Clausura (Segundo Turno).

A conquista garantiu ao União Maracaibo vaga na Copa Libertadores da América do ano seguinte. O time fez boa campanha para um estreante, se classificando em segundo lugar de seu grupo. Mas acabou eliminado nas oitavas-de-final, após perder para o Barcelona do Equador.
O primeiro título nacional do time venezuelano aconteceu em 2005. Após vencer o Torneio Apertura e Clausura, se tornou o melhor time da Venezuela na temporada.

O título nacional firmou o União Maracaibo entre os “grandes” times do país e com vagas consecutivas na Copa Libertadores de 2006, 2007 e 2008, devido a mais dois vice-campeonatos venezuelanos, além do título em 2005.

Na competição internacional, depois da razoável campanha em 2004, o clube não conseguiu duelar de igual para igual com as grandes forças do continente e nunca mais passou da fase de grupos da competição.

Mascote

A mascote do União Maracaibo é um dinossauro verde, batizado como Uamito. O símbolo veste o uniforme do clube e faz parte de diversas promoções da agremiação, principalmente voltadas para o público infantil. O animal também tem presença garantida em todos os jogos da equipe realizados no estádio El Pachencho.

Fontes: Wikipédia, Trivela, Soccerlogos, Distintivos e arquivos pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário