domingo, 24 de outubro de 2010

O Futebol em Nova Friburgo/RJ

O futebol em Nova Friburgo surgiu em janeiro de 1914, com uma turma de garotos que se reunia pra jogar "peladas". Neste mesmo ano surgiu o primeiro clube, o Friburgo Football Club. Inicialmente o nome era Friburguense Football, com a camisa vermelha e calção branco

Seguem abaixo alguns escudos e as histórias de seus clubes:
Nome: Esporte Clube Santa Luzia
Fundação: 13/12/1946
Cores: Vermelho e Branco
Histórico: Ligado aos estudantes de medicina, disputou e conquistou a segunda divisão friburguense várias vezes.


Nome: Botafogo Futebol Clube
Fundação: 21/12/1929
Cores: Preto e Branco
Histórico: Fundado no bairro Chácara do Paraíso, existe até hoje em outro local (Alto da Chácara). Participou da primeira divisão de Nova Friburgo na década de 30.



Nome: Serrano Futebol Clube
Fundação: 21/04/1934
Cores: Vermelho e Branco
Estádio: Olavo Fonseca
Histórico: O nome do clube foi escolhido por Olavo Fonseca. O clube é resultado da fusão de clubes de Olaria: Fiação Futebol Clube (da fábrica de rendas Arp) e Maravilha Futebol Clube. Em 1980 se fundiu com o Fluminense Atlético Clube para formar o Friburguense Atlético Clube.


Nome: Cascatinha Esporte Clube Fundação: 1940
Cores: Preto e Branco
Histórico: Criado no bairro Duas Pedras, em referência à cascata da Fundação Getúlio Vargas (colégio). Encontra-se extinto.



Nome: Esporte Clube Filó
Fundação: 24/11/1940
Cores: Vermelho, Preto e Branco
Histórico: Foi fundado por um grupo de funcionários da Fábrica de Filó, durante uma assembléia, no refeitório da fábrica, quando a mesma contava com 15 anos de fundação. Atualmente o clube está localizado na Rua Teresópolis, ao lado SESI. Não funciona mais como clube de futebol, somente social.


Nome: Sociedade Esportiva Friburguense
Fundação: 18/06/1921
Cores: Azul e Branco
Histórico: Fundada por um grupo de alemães sempre foi um clube amador, com ênfase no aspecto social. Existe até hoje.


Nome: Esporte Clube Conselheiro Paulino
Fundação: 1947
Cores: Azul e Branco
Histórico: Fundado como Esporte Clube Brasil/Espanha, pelo espanhol José Alvarez, que era proprietário de uma olaria. Depois de vários anos de disputa em 1955 cai para a segunda divisão friburguense e passa a se chamar Portuguesa. Em 1962 retorna com o antigo nome. Em 1973 com maioria absoluta dos votos foi aprovada a fusão com o Esperança Futebol Clube.



Nome: Friburgo Football Club
Fundação: 26/04/1914
Cores: Vermelho e Branco
Estádio: Raul Sertã
Capacidade: 2.000
Histórico: Foi o primeiro clube de Nova Friburgo. É o mais importante e o maior vencedor da história de Nova Friburgo. Foi campeão carioca da segunda divisão em 1978 e 1979. Após este último título fusionou-se com o Esperança dando origem ao Nova Friburgo.



Nome: Fluminense Atlético Clube
Fundação: 14/03/1921
Cores: Azul e Branco
Estádio: Eduardo Guinle
Capacidade: 12.000
Histórico: O clube surgiu devido ao descontentamento de alguns atletas e diretores do Friburgo FC, que não encontravam espaço para jogar. Treinavam durante a semana, mas nos jogos dos fins de semana quem entrava em campo eram os membros das famílias fundadoras do clube, que estudavam no Rio de Janeiro (Sertã, Braune, etc.). Em 1980 se transformou no Friburguense Atlético Clube.


Nome: Nova Friburgo Futebol Clube
Fundação: 1979
Cores: Vermelho, Verde e Branco
Mascote: Arara da Serra
Estádio: Raul Sertã
Capacidade: 2.000
Histórico: Resultado da Fusão do Friburgo FC com o Esperança FC.


Nome: Esperança Futebol Clube
Fundação: 05/12/1915
Cores: Verde e Branco
Estádio: Oscar Machado
Histórico: Foi o segundo time a ser criado em Nova Friburgo. Inicialmente se chamava União Futebol Clube, após 1 ano de disputa mudou de nome. O primeiro campo do Esperança situava-se no Paissandu, onde funcionou até sua venda na década de 80, chamava-se Oscar Machado. Durante uma assembléia realizada em 16/09/1973 foi aprovada a fusão com o EC Conselheiro Paulino. Em 16/09/1979 uma nova fusão foi concretizada: Esperança e Friburgo, dando origem ao Nova Friburgo.

Um comentário:

  1. Sensacional Roberto...show o seu blog...continue sempre assim!

    ResponderExcluir