
Cidade: Rio Sono/TO
Fundação: 2008
Disputa a segunda divisão tocantinense em 2009
O Deportivo Tepic AC ou Corias de Tepic foi uma equipe mexicana que disputou a segunda divisão nacional. Sua sede era a cidade de Tepic, Estado de Nayarit. Suas cores eram vermelho, amarelo e branco, mandava seus jogos no estádio Nicolas Álvarez Ortega (13.000) e foi fundada em 1994.
O clube nasceu na temporada 94/95 para disputar a recém-criada Primeira División A (segunda divisão na realidade) porém não foi bem e na temporada 95/96 caiu para a Segunda División (Terceira divisão na realidade).
Nos anos posteriores nova queda para a Tercera División (Quarta na realidade), depois disso começou os ascensos. No verão de 2002 conquistou a Quarta Divisão e no inverno a Terceira Divisão. Mas apesar do recente sucesso a equipe não resisitiu e desapareceu.
No início do Apertura 2008 da Segunda divisão (Primera División A) num esforço de vários ex-jogadores se comprou uma franquia para a volta da equipe, porém sua inscrição foi negada pela FMF e a equipe desapareceu definitivamente.
O Club de Fútbol Oaxtepec foi uma equipe mexicana que disputou a primeira divisão nacional. Sua sede era a cidade de Oaxtepec, Estado de Morelos. Foi fundada em 1979, seu mascote era um falcão e mandava seus jogos no estádio Unidad Deportiva del IMSS.
O clube nasceu como propriedade do Instituto Mexiacano del Seguro Social (IMSS) na terceira divisão em 1979/1980 vencendo a final contra os Águilas de la UPAEP e ascendendo a segundona.
Jogou dois anos na segunda divisão, na temporada 80/81 teve participação discreta, porém em 81/82 a equipe foi campeã vencendo na final os Coras de Tepic, conseguindo subir para a primeira divisão.
Em sua primeira temporada na primeira conseguiu um honroso 4º lugar geral, na temporada seguinte repetiu a colocação, porém em 83/84 a franquia foi vendida para converter-se nos Angeles de Puebla, que só durou uma temporada, passando depois a ser o Santos Laguna.
O Club de Fútbol Laguna foi uma equipe mexicana que disputou a primeira e segunda divisões mexicanas. Sua sede era a cidade de Torreón, Estado de Coahuila. Suas cores eram verde e branco e mandava seus jogos no estádio Corona (18.500). Foi fundado em 1953.
Em 1968 chegou a primeira divisão após ser campeão da segunda na temporada 67/68. Suas atuações na série principal do futebol mexicano sempre foram regulares, até que na temporada 78/79 foi vendido e se converteu nos Coyotes de Naza, que por sua vez na temporada 88/89 se tornou os Correcaminos.
O Club Social y Deportivo Jalisco AC foi uma equipe que disputou a primeira e segunda divisões mexicanas. Sua sede era na cidade de Guadalajara, Estado de Jalisco. Foi fundado em 1970 depois que o Club Oro apresentou problemas econômicos, então empresários açucareiros resolveram comprar a franquia e criaram o Jalisco.
Suas cores eram azul e amarelo e mandava seus jogos no estádio Jalisco (56.000). O Jalisco iniciou jogando a primeirona estando por lá 10 anos seguidos desde 70. A queda a segunda divisão ocorreu na temporada 79/80.
Em 84 teve a chance de disputar uma vaga para a primeira divisão diante do Zacatepec, porém perdeu por 3x1, sendo que este foi o golpe final no clube ja que após o episódio a equipe teve decretada sua extinção.
O Club Gallos de Aguascalientes foi uma equipe de futebol mexicana fundada em 1994 na cidade de Aguascalientes que chegou a disputar a segunda divisão.
O club nasceu quando o empresário de Los Angeles/EUA, Salvador López Monroy comprou uma franquia da terceira divisão e decide criar uma equipe em Aguascalientes onde não havia futebol profissional.
A equipe estréia em 1994 somente com jogadores mexicanos, seus jogos eram realizados no extinto estádio Municipal de Aguascalientes (3.000), hoje estádio Victoria.
O Gallos fez boas campanhas em 94, 95 e 96, porém em 1997 conseguiram o vice-campeonato e conseguem o ascenso a segunda divisão. Nos anos seguintes a equipe fez campanhas medianas e em 2001 quando o Necaxa chegou a Aguascalientes a equipe foi perdendo espaço até ser ser vendido a Jorge Vergara que o transformou no FC Tapatio de Guadalajara.
O Real Delfines de Coatzacoalcos foi uma equipe de futebol mexicana que disputou a primeira divisão. Foi fundada em 1997 na cidade de Coatzacoalcos, suas cores eram azul e vermelho, seu mascote um golfinho e mandava seus jogos no estádio Rafael Hernández Ochoa (4.800).
A equipe iniciou suas disputas na segunda divisão em 1997, disputando 6 temporadas até o título do clausura 2003 quando conseguiu o ascenso. Foi rebaixada em 2004 e foi novamente campeã da segundona em 2005.
A história da equipe terminou em 2006 depois de novo rebaixamento, quando a franquia foi vendida para dar lugar aos Guerreros de Tabasco.
O Búhos de Hermosillo Fútbol club é uma equipe mexicana que atualmente está licenciada. Foi fundada em 2004 na cidade de Hermosillo, Estado de Sonora. Jogou a segunda divisão mexicana, suas cores eram laranja e preto e mandava seus jogos no estádio Héroe de Nacozari (22.000).
No ano de sua fundação jogou a terceira divisão e conquistou o título, assim como em 2005, porém nesses dois anos o campeonato não previa ascenso. Então em 2006 conquistou o tri e subiu a segunda divisão, disputou somente neste ano e licenciou-se.
O Club de Fútbol Cobras de Ciudad Juarez foi uma equipe mexicana que disputou a primeira divisão. O clube foi fundado em 1985 em Ciudad Juarez, Estado de Chihuahua. Tinha as cores vermelho e branco e mandava seus jogos no estádio Olimpico Benito Juarez (22.300). Seu mascote era uma cobra.
O Clube nasceu com o nome de Cobras de Querétaro, sendo fundado por funcionários do grupo Televisa. Na temporada 85/86 conseguiu o ascenso derrotando o Pachuca, porém a alegria só durou uma temporada pois em 86/87 cairam juntamente com o León.
Depois disso, a franquia foi comprada por Alejandra de La Vega e transferida de Querétaro para Ciudad Juarez, conseguindo em seu primeiro ano na cidade (87/88) conquistar novamente o título da segunda divisão vencendo o León.
Nos anos seguintes a equipe fez campanhas medianas culminado com sua queda novamente em 91/92.
Disputou mas tres temporadas na segunda divisão, mas a partir de 94 por problemas econômicos o Cobras se extinguiu.
A equipe tentou um renascimento de 2001 a 2003 porém outra vez não obteve êxito e desapareceu definitivamente.
O Club Deportivo Tiburones Rojos de Coatzacoalcos foi uma equipe mexicana que disputou a segunda divisão. Foi fundada em 2006 e tinha como sede a cidade de Coatzacoalcos. Suas cores eram vermelho e branco, seu mascote um tubarão vermelho e mandava seus jogos no estádio Rafael Hernández Ochoa (4.800).
O clube nasceu da franquia do Lagartos de Tabasco quando a mesma foi adquirida pelo Tiburones Rojos de Veracruz da primeira divisão. Dessa forma o time de Coatzacoalcos passou a ser uma filial do de Veracruz.
Em 10 de dezembro de 2008 foi informado que a franquia que operava com o nome de Tiburones Rojos de Coatzacoalcos mudaria a partir do clausura 2009 para a cidade de orizaba, com o nome de Albinegros de Orizaba.
O Club de Fútbol Jaguares de Colima foi uma equipe mexicana que jogou a segunda divisão. Foi fundado em 1976 na cidade de Colima, possuia as cores azul e branco, seu mascote era um jaguar e mandava seus jogos no estádio Colima (15.000).
A equipe foi fundada pela família Leaño Alvarez del Castillo com a intenção de jogar a segunda divisão, o clube estreou na temporada de 76 e pouco tempo depois foi extinta.
Apesar desse desaparecimento a equipe retornou no período de 1997 a 2000 quando a franquia foi posta definitivamente a venda.
O Celaya Fútbol Club foi uma equipe mexicana que jogou na primeira divisão mexicana e nas demais divisões inferiores. Sua sede era a cidade de Celaya, Estado de Guanajuato. Foi fundado em 1954, suas cores eram preto e branco e mandava seus jogos no estádio Miguel Alemán Valdes (24.000).
O Clube começou na segunda divisão em 1954 e logo em sua segunda temporada (55/56) ficou com o vice-campeonato e quase subiu para a primeira divisão.
No campeonato de 57/58 ficam com o título e conseguem subir para a primeira divisão. Na primeira temporada na elite (58/59) fica em 13º. Faz diversas participações discretas até o ano de 60/61 quando após uma campanha ruim voltam a segunda divisão.
A queda continua e a equipe chega a terceira divisão, de onde sairia depois do título de 73/74. Porém pouco tempo depois a equipe desapareceria. Em 2003 houve um retorno com o nome de Club Cajeteros de Celaya, jogando na segunda divisão por duas temporadas e se extinguindo.
Em 2007 o Club Celaya foi refundado para ser a filial do Club Gallos Blancos de Queretaro na segunda divisão, porém por problemas financeiros a equipe só disputou esta temporada e a franquia foi vendida definitivamente.
O Club Deportivo Chivas Tijuana foi uma equipe de futebol mexicana que jogou na segunda divisão. Teve como sede a cidade de Tijuana, Estado de Baja California. Foi fundada em 1997, suas cores eram azul, vermelho e branco e mandava seus jogos no estádio Cerro Colorado (12.000).
A equipe foi fundada como filial do Club Deportivo Guadalajara (Chivas). A cidade de Tijuana buscava ter uma equipe de futebol profissional depois de várias tentativas frustadas com equipes como Inter Tijuana e Tijuana Stars.
A equipe desapareceu em maio de 1999, chegando as quartas de final do campeonato deste ano. Na temporada seguinte (2000) se transformou no Club Deportivo Nacional de Tijuana.
O Club Deportivo Tapatio foi uma equipe de futebol mexicana que disputou a segunda divisão como filial do Chivas Guadalajara, tinha como sede a cidade de Guadalajara, Estado de Jalisco. Seu estádio era o Jalisco (66.000). Tinha como cores oficiais o vermelho, preto e branco e seu mascote era o cabrito.
A equipe foi fundada em 1973 quando o Chivas comprou uma franquia na terceira divisão. Chegou a disputar a segunda divisão porém em maio de 2009 foi anunciada a venda da franquia para os Leones Negros de la UG.
Seus títulos são: 2 campeonatos mexicanos da Terceira Divisão 85/86 e 93/94.
A FMF por sua vez então vendeu a franquia que se converteu no Trotamundos Tijuana que também já se extinguiu.
O Club de Fútbol Angeles de Puebla foi uma equipe que jogou na primeira e na segunda divisões mexicanas. Tinha como sede a cidade de Puebla de Zaragoza e mandava seus jogos no estádio Cuauhtémoc (42.684), suas cores eram vermelho e branco.
A equipe nasceu na temporada 1984/1985 depois da compra da franquia do Club de Fútbol Oaxtepec. O Angeles não teve grandes triunfos, porém sempre contou com o apoio da cidade, mas depois de pouco tempo na temporada 1989/1990 a sua franquia foi comprada e mudou-se para Torreón convertendo-se no Santos Laguna.
O Club de Fútbol Astros de Juarez foi uma equipe de futebol mexicana fundada em 2001 que disputou a segunda divisão, tinha como sede Ciudad Juarez, Estado de Chihuahua.
A equipe foi campeã mexicana da segunda divisão de 2002 superando o Club Deportivo Tapatio, foi campeã invicta. Na época o regulamento previa que o Astros deveria jogar uma partida decisiva com o último colocado da primeira divisão (Chapulineros de Oaxaca) por uma vaga. O Astros perdeu e permaneceu na segunda divisão.
As suas cores eram o azul e branco, mandava seus jogos no estádio Olimpico Benito Juarez, com capacidade para 22.300 pessoas.
Nome: Unión atlético Trujillo
Cidade: Valera
Fundação: 2007Em 1981 logo em sua primeira participação na segunda divisão sagrou-se campeão. Em 1982 repetiu o feito ganhando a primeira divisão. Em 1983 consegue chegar as semifinais da Libertadores.
Em 1986 devido a uma crise financeira o clube fundiu-se com o Deportivo Táchira, dando origem ao Unión Atlético Táchira.
Com o novo nome a equipe sagrou-se campeã venezuelana em 1986. Porém no ano seguinte a fusão foi desfeita, o Deportivo Táchira voltou ao antigo nome e o Atlético San Cristobal desapareceu definitivamente, alguns abnegados ainda criaram uma nova equipe o Nacional de Tachira tentando resgatar a história do Atlético San Cristobal, que também teve vida curta.
O Club Deportivo Italmaracaibo foi fundado em 2004 por Giuseppe Sblano na cidade de Maracaibo. Conseguiu a vaga na primeira divisão como parte de um acordo onde substituiu o UD Maritimo (que havia sido campeão e recusou-se a disputar a primeira divisão).
Obteve resultados regulares na temporada 2004/2005, na seguinte ficou em nono entre 10 participantes e acabou rebaixado. Porém os dirigentes se recusaram a disputar a segundona e o clube foi extinto.
Seu uniforme era totalmente azul e mandava seus jogos no estádio José Encarnación Pachencho Romero com capacidade para 42.000 pessoas.
O Club Deportivo Pepeganga Margarita Fútbol Club foi fundado em 1985 na cidade de Porlomar, Ilha de Margarita. O clube disputou a segunda divisão de 1987 e foi campeão ascendendo a primeira divisão em 1988. Em 1989 consegui seu melhor resultado o vice campeonato. Na temporada 1989/1990 fez sua última participação devido a problemas financeiros, cedeu seus direitos então ao Monaguas Sport Club.
Chegou a participar da Libertadores de 1990. Tinha como cores oficiais o azul e amarelo e mandava seus jogos no estádio Guatamare, com capacidade para 11.000 pessoas.
O Real Esppor Club foi fundado em 2008 como produto de uma série de inquietudes de um grupo de empresários venezuelanos. O início no futebol foi na sedunda divisão no lugar do Atlético Turén, equipe que não pode continuar a disputa por muitas razões. A princípio o Real Esppor viria a ser o extinto Deportivo Galícia (campeão em 1964, 1969, 1970 e 1974) porém a idéia do resgate foi descartada e resolveram criar uma nova equipe.
Atualmente a equipe disputa a segunda divisão e manda seus jogos no estádio Olímpico de La UCV em Caracas com capacidade para 24.900 pessoas. Suas cores principais são verde e branco.
O Club Sport Maritimo de Venezuela equipe que consquistou quatro campeonatos venezuelanos em sua história (1987, 1988, 1990 e 1993) planeja retornar ao futebol profissional em 2009. Porém para isso resolver mudar de nome para Centro Maritimo de Venezuela e começará pela Terceira Divisão, conforme ofício de solicitação enviado a FVF.